sábado, 3 de julho de 2010

dedos mágicos!


Ele tem por volta de uns oito ou nove anos.
É um menino franzino, ossudo,pernas compridas e cabelos despenteados...sempre!
Daqui da minha janela o vejo sempre na rua, correndo, empinando pipas coloridas, jogando taco, enfim....tudo o que um menino comum faz. Tudo o que eu fazia. Tudo o que os outros fazem.
Mas esse menino tem algo de especial.
Ele sonha com as mãos!
Dizem que os italianos falam com as mãos, da mesma forma ele sonha e viaja nos seus sonhos com as mãos.
Eu o observo sentado de costas contra o muro, joelhos levantados (ossudos), cotovelos (ossudos) apoiados nos joelhos. E com a ponta dos dedos ele desenha no ar seus sonhos.
Pra mim foi uma surpresa quando percebi que conseguia "ler" esses sonhos, é algo como entender o que um estrangeiro esta dizendo sem nunca ter estudado a sua lingua. A primeira vez percebi claramente que ele desenhava um carrinho de rolimã, grande...daqueles que tem dois eixos, três rolimãs e correm bastante. Percebi que ele havia projetado um breque...depois com as mãos feito um aceno de adeus, apagou. É preciso correr riscos ou a aventura não tem a menor graça. Afinal, nós homens, guardamos nossas cicratizes infantis como prova de que um dia fomos meninos.
Depois disso acompanhei vários projetos seus.
Uma casa com um sotão e um telescópio, até as estrelas e planetas ele projetou.Nessa noite o céu estava lindo, parecia um céu novo!
Um estádio de futebol inteirinho...com dois times, juízes, torcida...foi uma partida emocionante, ganhamos de 8x0.
Em outra feita foi um avião, daqueles antiguinhos que vemos em filmes e desenhos animados, sem cabine e até o cachecol em volta do pescoço ele desenhou com os seus dedos, era uma tarde fria!
Semana passada ele estava mais concentrado que nunca, cenho franzido, expressão atenta, dedos cuidadosos no desenho...corrigiu várias vezes.
Era um barco.
Não uma caravela nem um transatlântico! Um barco a remo, desses simplezinhos...a remo!
De madeira com dois remos fortes e leves.
Os remos ele corrigiu várias vezes, precisavam estar adaptados aos seus pequenos braços (ossudos).
Em seguida desenhou o mar!
Tubarões, baleias, sereias, estrelas do mar, tritões enfim, a população inteira de um mar de menino.
Algumas ilhas com coqueiros, mapas rabiscados....
Seus dedos não paravam e eu encantado acompanhando a trajetória toda, vendo um sonho nascer...uma viajem sendo planejada e morrendo de inveja.
Quando terminou,olhou pro alto, pra minha janela e sorriu como a me dizer que sabia das minhas leituras dos seus desenhos.
Cúmplices!
Essa semana ele sumiu.
Estão todos preocupados,pais, amigos, parentes.
Menos eu.
Sei que foi atrás de um tesouro, num mar incrivel.
Quando ele voltar, vai me contar suas aventuras.
Com seus dedos (ossudos).

Luiz wood

Um comentário:

  1. Luiz,

    ... sonho de menino... menino vira homem... homem carrega sempre o menino... Muito lindo... Adorei... de novo... rss...

    Beijos de muita admiração

    ResponderExcluir